sábado, 13 de setembro de 2008

HIDROTERAPIA

As técnicas da terapia pela água podem agir diretamente sobre todo o corpo ou pode atuar sobre determinada área, para provocar esvaziamento ou congestão.Dá-se um exemplo de aplicação direta da água quando imergimos nosso corpo em um banho. Neste caso, a água leva todo o corpo a sentir-se tonificado ou relaxado. Um exemplo de aplicação indireta da água é o emprego de um escalda-pés bem quente ou o uso de duas meias molhadas com água fria, para descongestionar a cabeça ou o peito durante um resfriado.
Um outro exemplo de aplicação direta é o uso de uma ducha sobre os ombros ou uma bolsa de gelo colocada entre as coxas, para reduzir a congestão pélvica.A terapia pela água parece simples e muitas vezes é simples de ser praticada, mas a maior parte de sua ação é invisível. A água pode funcionar de modo simples e direto ou complexo e indireto, e sua capacidade terapêutica toda especial pode ser empregada em estado liquido, gasoso ou sólido.
Tratamento do corpo com água à temperaturas variadas. Desde os antigos banhos romanos e turcos, a água tem sido associada a propriedades terapêuticas e inclusive milagrosas.
A própria palavra hidro é usada para designar locais de cura. O recurso terapêutico da água é inegável, já que toda forma de vida depende da sua presença.
  1. Fricção e lavagens - estimulam a circulação, a respiração e o metabolismo, além de fortificarem o organismo;
  2. Compressas, ligaduras e cataplasmas - acalmam o sistema nervoso, baixam a febre e estimulam a irrigação cutânea;
  3. Banhos de vapor - descongestionantes e emagrecedores;
  4. Banhos de imersão - frios estimulam os sistemas nervoso e circulatório e quentes servem para relaxar, acalmar e combater insônias;
  5. Banhos localizados - empregados em problemas específicos nos braços, olhos, rosto e pés;
  6. Banhos de assento - aumenta a irrigação nas regiões abdominais e da bacia.

A água é o nutriente mais importante para o organismo, é o solvente básico para os produtos da digestão e é essencial para eliminar substâncias desprezadas pelo organismo. Além disso, estabiliza a temperatura corporal e leva os nutrientes para as células. Portanto, a boa hidratação ajuda a manter a saúde e a ficar em forma.
Nutricionistas alertam que beber pouca água ou perder muito líquido através do suor é prejudicial ao organismo. Uma maneira simples de saber se a pessoa está bem hidratada é examinando a cor e a quantidade da sua urina.
Se a urina estiver muito escura e escassa, ela está concentrada com elementos de excreção e é necessário beber mais líquidos. Mas a urina pode ser escura, se a pessoa está usando suplementos vitamínicos. Neste caso, o volume é um indicador melhor do que a cor.
Quando sua urina é amarela palida, é porque seu corpo recuperou o equilíbrio de água. Para as pessoas que praticam exercícios regularmente, outra forma de avaliar a urina e a perda de suor é se pesar antes e depois da atividade física. Para cada quilo que se perde, é necessário beber pelo menos quatro xícaras de líquido.
Nos dias quentes, os atletas podem suar facilmente dois a quatro quilos. Nesses casos a perda de peso é de água, não de gorduras. eles devem beber o suficiente antes, durante e depois do exercício. Além de verificar a cor da urina e a perda de peso, é preciso prestar atenção em outros sinais de desidratação, como cansaço crônico, dores de cabeça e letargia.
Isto pode ocorrer em longos períodos quentes no verão. A desidratação é cumulativa.
Oito copos de água são suficientes para uma pessoa sedentária, mas é pouco para atletas. O ideal é beber um litro para cada mil calorias gastas. Quanto mais calorias se consome, mais líquidos a pessoa deve beber.
Quando o corpo sua, a grande perda de água no sangue, que se torna mais concentrado e fica com o nível de sódio alto. Isto aumenta a vontade de beber e para eliminar a sensação de sede é preciso devolver ao sangue sua concentração normal. As pessoas que praticam atividade física devem beber bastante líquido para acabar com a sede e mais um pouco.
Nas crianças, o mecanismo de sede é mal desenvolvido. No fim de um dia quente, elas freqüentemente estão irritadas e isto pode ser um sinal de desidratação. Também os idosos tendem a ser menos sensíveis à sede do que os adultos mais jovens. Nutricionistas lembram que a água, de preferência mineral, não é o único líquido para repor as necessidades orgânicas. Qualquer bebida sem álcool é saudável.
Até mesmo alimentos como laranja, alface, melancia, tomate e pepino contêm 85% a 95% de água em seu peso e podem fornecer uma boa quantidade de líquidos. Alguns especialistas fazem restrições à água clorada porque ela destroe a vitamina E. Se você estiver bebendo água com cloro, não está absorvendo a vitamina E que está consumindo. A pessoa que bebe água clorada deve consumir iogurte que é uma boa maneira de substituir a bactéria intestinal que o cloro destroe. As mães em fase de aleitamento devem beber mais água. A água mantém viva todas as funções orgânicas. Ela é ótima nas dietas, pois bebida antes das refeições diminui o apetite. E previne a constipação intestinal.

OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA

  • Saciar a sede - é mais necessária ao homem do que os próprios alimentos.
  • Promover higiene interna e externa do corpo - além de fazer parte ativa no aproveitamento de de todos os nutrientes necessários à vida animal, classificados como reguladores(vitaminas e sais minerais), energéticos (gorduras e carboidratos), e construtores (proteínas diversas).
  • Contribuir para a higienização de todo o planeta, pois se não houvesse o movimento nas águas dos rios e mares, os resíduos não seriam retirados das áreas terrestres, e a humanidade tornar-se-ia apodrecida com seus detritos.
  • Manter o equilíbrio térmico, conservando-o em condições climáticas adequadas à nossa subsistência.
  • tornar o solo fértil para produção de alimentos de todas as espécies.
  • Combater direta e indiretamente as enfermidades através de métodos hidroterápicos.
As inúmeras técnicas terapêuticas que envolvem a água são conhecidos pelo nome de hidroterapia. A terapia pela água ajuda o corpo a curar-se e impede a ocorrência de muitos outros problemas de saúde. Ela, portanto, coloca-se na primeira linha de defesa da saúde e deve ser considerada como um instrumento importante para uma medicina que preconiza os cuidados do indivíduo para consigo mesmo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A água presente na religião e filosofia


A água é considerada como purificadora na maioría das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Qucca. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs é praticado com água, simbolizando o nascimento de um novo ser, purificado com remissão dos pecados.
Seguindo um princípio semelhante, em outras religiões, incluíndo o Judaísmo e o Islamismo, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após a lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado "wudu". No Xintoísmo e na Wicca, a água é usada em quase todos os rituais de limpeza dos praticantes. Na Nova Versão Internacional da Bíblia, o termo "água" é mencionado 442 vezes.
Na mitologia Celta, Sulis é a deusa das nascentes termais. No Hinduísmo, o rio Ganges é personificado como uma deusa, enquanto que Sarasvati é referida como a deusa dos Vedas. A água é também um dos "tatvas" (5 elementos básicos da natureza hindús, onde se incuem o fogo, a terra, o akasha e o ar). Em outras tradições, deuses e deusas são mencionados como patronos locais de nascentes, rios ou lagos, como no exemplo da mitologia grega e romana, onde Peneus era o deus do rio. Na religião Wicca a água é tida como um dos símbolos da Grande-Deusa, assim como o cálice e o caldeirão.
O antigo filósofo grego Empédocles, defendia que a água era um dos quatro elementos da natureza básicos, em conjunto com o fogo, terra e ar, sendo respeitada como a substância básica do Universo, denominada ylem.
Nas antigas tradições chinesas, a água era um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal.
Nas religiões neopagãs, como é o caso da Wicca, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o fogo, o ar, a água e a terra e o akasha (a manifestação da energia divina).

terça-feira, 9 de setembro de 2008

UMA SIMPLES GOTA...

Uma torneira mal fechada, pingando, gasta 46 litros por dia, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias. Se por descaso do usuário a torneira ficar aberta por 15 minutos com um quarto de volta, enquanto atende ao telefone, por exemplo, o gasto será de 108 litros. Com meia volta, 280 litros. Com uma volta completa, 380 litros de água serão gastos.Hoje, quando há algum desperdício pelo uso abusivo de água, ninguém se incomoda. Mas esse comportamento terá de mudar. É fundamental economizar e conservar a água. FIQUE ATENTO!

domingo, 7 de setembro de 2008

EVITE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA


CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070

Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por cerca de uma hora.Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais podia terminar.Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas, já que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelos testes atômicos e da industria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável que as pessoas eram. Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que destruiu o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso Planeta Terra!
Mensagem para reflexão... Reproduz as mazelas ocasionadas por uma "possível" falta de água potável no futuro. CARTA DO FUTURO - escrita no ano 2070. Adaptação do texto publicado na revista "Crônicas de Los Tiempos" de Abril de 2002 MEIO AMBIENTE! O vídeo pode ser acessado em: www.youtube.com/watch?v=JW-DzkZM6YM

DOENÇAS PROVOCADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA


A água que abastece uma cidade, se não for tratada, pode tornar-se um importante veículo de transmissão de doenças.
O controle da qualidade é uma medida que visa principalmente garantir a saúde da população e deve ser exercida nos meios urbanos e rurais.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA ÁGUA - ETA


Felizmente, nosso conhecimento sobre a natureza da água tem avançado rapidamente.Os problemas mais frequentes têm sido estudados intensamente e atualmente, conhecemos os sintomas, as causas e as soluções para os problemas da água.
Para garantia da população, a água é tratada nas estações de tratamento de água, através de processos diversos, como veremos a seguir.
Numa Estação de Tratamento (ETA), a água é coletada dos mananciais se transformando em um produto potável, pronto para ser consumido sem riscos à saúde. No processo são utilizados equipamentos especiais e reagentes químicos próprios para remoer as impurezas. Basicamente, o tratamento consta das seguintes fases: DECANTAÇÃO, FILTRAÇÃO E CLORAÇÃO.
Inicialmente a água é levada para tanques de decantação, onde é misturada com alúmen e hidróxido de cálcio e fica em repouso várias horas.
Quando sai dos tanques de decantação, a água já está livre da sujeira mais grossa. Em seguida, passa por filtros de cascalho areia e carvão.
Ao sair dos filtros, a água já parece completamente limpa, mas ainda não é potável, pois contém muito micróbios, que podem causar doenças.
Para matar os micróbios, mistura-se à água uma substância gasosa chamada cloro. Depois de clorada a água pode finalmente ser usada sem perigo à saúde. Em algumas estações, o cloro é adicionado antes que a água passe pelos filtros.
Além desses três processos, também se adiciona flúor com a finalidade de fortalecer os dentes e evitar a incidência de cáries. Sua utilização difundiu-se apesar da oposição de algumas autoridades sanitárias (o mesmo princípio deu origem às pastas de dente com flúor).

UTILIZAÇÃO DA ÁGUA


A utilização da água pelo homem depende da captação, tratamento e distribuição e também, quando necessário, da depuração da água utilizada.
As formas de utilização da água são:
a) Doméstico

b) Público

c) Industrial

d) Comercial

e) Recreacional

f) Agrícola e pecuário

g) Energia elétrica

h) Transferência de bacias

O CICLO DA ÁGUA


Para entender de onde vem a água é preciso relembrar os estados em que ela se encontra.
Existe água no estado gasoso na atmosfera, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas - mares, rios e lagos; em estado líquido, nos grandes depósitos, o planeta, oceanos e mares (água salgada), rios e lagos (água doce) e no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos; e em estado sólido, nas regiões frias do planeta.
Da atmosfera, a água se precipita em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.
Todas estas formas de água são intercambiáveis e representam o CICLO HIDROLÓGICO.
Desde a sua criação, o homem tem tido a sua disposição um sistema natural de purificação de água chamado ciclo hidrológico.
O ciclo hidrológico nada mais é do que um gigantesco sistema natural de purificação da água, que a recicla e purifica constantemente; um processo pelo qual a água que está na atmosfera na forma de vapor condensa e volta à terra na forma de precipitação. Uma vez na terra, a água novamente evapora e assim sucessivamente.
Contudo, por volta de 30% da água precipitada não volta a evaporar, ficando estocada na terra de duas maneiras:
Uma parte se infiltra na terra e é estocada em bolsas chamadas de Aqüíferos.
Outra parte é estocada em lagos, riachos, rios, oceanos e mares, como água de superfície.
Até 25% da água que cai é retirada para formação de matéria orgânica de que se constituem os seres vivos. O restante atinge os mares, caindo diretamente neles ou a eles chegando através de cursos de água.
*Devemos lembrar que, no caso das cidades, o ciclo natural da água é modificado pela impermeabilidade do solo, a falta de áreas verdes e o excesso de construções.

A água é o principal componente do corpo humano

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.
Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Além disso a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.
A água é a chave para todas as funções orgânicas:
  • Sistema circulatório;
  • Sistema de absorção;
  • Sistema digestivo;
  • Sistema de evacuação;
  • Temperatura do corpo.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.


OBJETIVOS

  • Reconhecer a água como um bem de valor inestimável;
  • Divulgar a importância da água para a existência de vida no planeta.
  • Identificar as causas do desequilíbrio ambiental;
  • Incentivar a busca de soluções para os problemas da água;
  • Refletir sobre como seria o uso racional da água;
  • Realizar na prática a conscientização para a preservação da água.

ÁGUA, BEM DE VALOR INESTIMÁVEL


Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Diante deste fato, faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agrava a cada vez mais.
O objetivo deste blog é ampliar a divulgação de informações, bem como conscientizar as pessoas sobre o tema ÁGUA, sobre a importância da preservação deste recurso natural e vital para a preservação da vida no planeta.